23 de agosto de 2013


Um docinho para animar o fim de semana


A previsão do tempo para o sudeste e quase todo o resto do Brasil é de sol e calor neste fim de semana (invejinha!). O sul, por sua vez, terá a combinação perfeita - só que não - de muita chuva e frio. Em dias assim, a gente merece se presentear com uma tarde de cobertor, filme e doce. 

Por essa razão, minha sugestão de hoje é uma receita maravilhosa (e testada, como todas aqui) de cheesecake. Nesta semana, postei na página do Chá com Ideias no Facebook a sugestão de uma cheesecake desconstruída, que fez muito sucesso. Lá, apenas citei os ingredientes, então coloco aqui as quantidades certinhas.

Já experimentei muitas versões de cheesecake por aí e, sem dúvida, a minha versão favorita é a que não é assada. Acho até que a receita que vai ao forno é a original, mas não me gusta mucho. A que amo é a versão mais simples, aquela em que misturamos tudo e vai à geladeira. Prática e deliciosa. Barbadinha! Experimentem fazer na versão desconstruída, que é servida em um copo ou taça. E é possível fazer também em mini porções, com uma colherinha, que fica um amor. 

Cheesecake de frutas vermelhas

Ingredientes:

Farofa
1/2 pacote de biscoito maisena
1/2 xícara de castanha-do-pará (opcional)
50g de manteiga em temperatura ambiente

Creme
300g de cream cheese em temperatura ambiente
60g de açúcar de confeiteiro 
1 colher (chá) de essência de baunilha
gotas de suco de limão
250ml de creme de leite fresco

Geleia
250g de morango
250g de mirtilo
4 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de água
suco de limão

Para a farofa, bata todos os ingredientes no processador. Se a manteiga não for suficiente para dar liga, acrescente um pouco de leite. Reserve. 

Para o creme, na batedeira, bata o cream cheese, o açúcar, a baunilha e o limão, até obter um creme fofo. Reserve. 

Bata, separadamente, o creme de leite até obter picos firmes. Agregue o creme de leite batido ao creme reservado.

Para a geleia, misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ficar uma calda rala. Se preferir, pode ser utilizada uma geleia industrializada. Ela só deve ser dissolvida em um pouco de água, para ficar um pouco mais rala. Se for goiabada, aqueça os pedaços do doce com um pouco de água até ficar líquida.

Em taças individuais, coloque um pouco da farofa no fundo. Por cima, distribua o creme. Finalize com a geleia e umas folhinhas de hortelã. 

Leve à geladeira por 2h.


0 comentários: